terça-feira, 2 de junho de 2020

#Mestres do Horror - 1 - Vincent Price

E ai amigos tudo certo... Como dizer que é fã de Terror e não conhecer os grandes mestres ? hoje em dia vejo muitos que se dizem fãs desprezando ou ignorando genios do estilo, simplesmente porque são "atores de filmes antigos" Com a ideia de apresentar os grandes gênios do horror a essa nova geração de fãs que hoje trago a vocês, ele, que é sem duvida um dos maiores atores da historia do cinema e o meu ator favorito.... Mestre... Vincent Price !

O genial Vincent Leonard Price Junior nasceu num 26 de outubro de 1913 em St. Louis, Missouri, Estados Unidos.

Ao longo de uma carreira muito bem sucedida, realizou mais de 50 filmes e entre eles pelo menos 40 dentro do gênero fantástico. Sua marca registrada era o ar aristocrático, um verdadeiro gentleman (curiosamente se opondo a imagem rústica de outro astro dos filmes de horror, este europeu, Christopher Lee).
Entre as dezenas de filmes que estrelou, a maioria foi clássicos do gênero, como "Museu de cera" (1953), "A Mosca da Cabeça Branca" (1958), "O Corvo" (1963) e "O Abominável Dr. Phibes" (1971).

Vindo de uma família empresarial rica começou sua carreira no teatro. Sua estréia no cinema foi com "Service Deluxe".Price teve sua iniciação no gênero que o consagrou já no seu segundo filme: "Tower of London" (1939), ao lado do lendário Boris Karloff e Basil Rathbone. Neste filme Price tem apenas uma pequena aparição como um personagem que morre afogado em um barril de vinho.

Foi na década de 60 que conheceu o produtor/diretor Roger Corman. Começou então uma grande parceria que resultou numa série de adaptações da obra sombria de Edgar Allan Poe. "A Queda da Casa de Usher" (1960), "O Poço e o Pêndulo" (1961), "Muralhas do Pavor" (1962), "O Corvo" (de 1963, baseado no célebre poema de Poe e com a participação do novato Jack Nicholson), "A Máscara Mortal" (1964), "The Tomb of Ligeia" (1964) e "O Ataúde do Morto-Vivo" (de 1969, primeiro trabalho ao lado de Christopher Lee).

A parceria com Corman ainda rendeu o filme "O Castelo Assombrado" (The Haunted Palace), inspirado no famoso conto "O Caso de Charles Dexter Ward" de outro gênio da literatura fantástica, H. P. Lowecraft.

Vincent Price interpretou os mais variados personagens, entre loucos e vilões destaca-se o psicopata desfigurado Dr. Phibes, presente em dois longas dirigidos por Robert Fuest, "O Abominável Dr. Phibes" (1971) e "A Câmara de Horrores do Abominável Dr. Phibes" (1972).


Sua extensa filmografia ainda incluem obras absolutas como "Muralhas do Pavor" (1962), "Farsa Trágica" (1963), "A Casa dos Maus Espíritos" (1959)...

Price teve ainda passagens marcantes pela televisão. Na clássica série "Batman" interpretou o vilão Cabeça de Ovo. Durante vários anos foi apresentador da série televisiva "Mystery Theatre".

Curiosamente emprestou sua voz cavernosa para o discurso de horror no videoclipe "Thriller" de Michael Jackson, onde o cantor se transforma em um lobisomem.

Vincent Price encerrou sua carreira brilhantemente com o ótimo "Edwards Mãos de Tesoura", do diretor e fã assumido Tim Burton (Burton dirigiu um curta de animação chamado "Vincent", em sua homenagem). Neste filme Price interpreta magistralmente o criador da aberração Edwards, interpretado pelo também genial Jhonny Depp.

Em sua intimidade Vincent Price era um homem culto, que gostava de cozinhar (chegou a escrever alguns livros de culinária). Ganhou duas estrelas merecidas na Calçada da Fama em Hollywood, uma por sua contribuição no cinema outra pela na tv.


Vincent Leonard Price Junior veio a falecer em 26 de Outubro de 1993, aos 82 anos de idade, devido a complicações com um câncer no pulmão. Mas permanece imortal na mente dos fãs e não é exagero dizer que Price foi um dos maiores atores que já existiu, devido não só a extensão de sua filmografia, mas também pela qualidade da mesma.

Aguardem o próximo mestre.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário