sexta-feira, 22 de março de 2013

Clássicos - Le Manoir du Diable - A Mansão do Diabo - 1896

 Vocês sabem qual foi o primeiro filme de terror da história ??? bom pra quem não sabe foi " Le Manoir du Diable " ou A Mansão do Diabo de 1896, feito por Georges Méliers na França !
 Os americanos, como sempre eles... não querendo ficar atras, consideram uma pelicula de 18 Seg feita por Thomas Edson ( Sim ele mesmo ) como sendo o primeiro.... mas convenhamos 18 segundos não da nem pra você se arrumar no sofá pra assistir.


 Geoges Melier foi um genio muito alem do seu tempo, considerado o "pai dos efeitos especiais", fez mais de 500 filmes e construiu o primeiro estúdio cinematográfico da Europa. Também foi o primeiro cineasta a usar desenhos de produção e storyboards para projetar suas cenas. 
 Um de seus filmes mais conhecidos foi Le voyage dans la lune (Viagem à lua) de 1902, em que usou técnicas de dupla exposição do filme para obter efeitos especiais inovadores para a época.
 Hoje em dia é até engraçado e não assusta ninguem, mas imaginem o impacto que esse filme causou em 1896, alguem falando do Diabo, em uma casa mal assombrada, coisa que nessa época não era comum.
 Assistam ai esse Clássico que deu origem a isso tudo que nós adoramos Le Manoir du Diable " ou A Mansão do Diabo de 1896...  e logo abaixo coloquei o Le voyage dans la lune (Viagem à lua) de 1902, outro clássico do gênio Meliers esse ligado a Ficção Cientifica, versão remasterizada e colorizada... imaginem, pensar em foguetes e viagem a lua quase 50 anos antes de acontecer...