quarta-feira, 1 de julho de 2020

#classicos - O Iluminado 1980

E ai meus amigos blz !!!! Pra fechar o mês com chave de ouro, trago pra vocês esse clássico, um filme que com toda certeza está no meu top 5 de favoritos. 
 
Jack Torrance, um escritor e um alcoólatra em recuperação, aceita um emprego como zelador fora de época de um hotel isolado chamado Hotel Overlook. 
Seu filho possui habilidades psíquicas e é capaz de ver coisas do passado e do futuro, como os fantasmas que habitam o hotel. 
Logo depois de se instalarem, a família fica presa no hotel por uma tempestade de neve e Jack torna-se gradualmente influenciado por uma presença sobrenatural; ele desaba na loucura e tenta assassinar sua esposa e filho.

O filme foi lançado nos Estados Unidos em 23 de maio de 1980 e no Reino Unido em 2 de outubro de 1980, pela Warner Bros. Havia várias versões para lançamentos teatrais, cada uma com um corte menor que o anterior; cerca de 27 minutos foram cortados no total. 
As reações ao filme no momento de seu lançamento foram misturadas; Stephen King criticou o filme devido a seus desvios do romance original.
A avaliação se tornou mais favorável nas décadas seguintes e agora a obra é amplamente considerada como um dos maiores e mais influentes filmes de terror já feitos. The Shining é amplamente aclamado pelos críticos de hoje e se tornou um ícone da cultura pop. 

Em 2018, o filme foi selecionado para preservação no National Film
Registry pela Biblioteca do Congresso como sendo "significativo culturalmente, historicamente ou esteticamente".

Uma sequência, Doctor Sleep, foi lançada em 8 de novembro de 2019. e em breve falaremos dela por aaqui .... aguardem...

Agora fiquem com esse clássico do terror ! boa diversão !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário