segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

#curiosidades - Santissima Muerte - Mexico


 A cultura mexicana mantém desde a era pré-colombiana uma certa reverência em relação à morte, manifestada em celebrações como o Dia dos Mortos. Entre os elementos católicos da celebração está o uso de esqueletos para lembrar as pessoas de sua mortalidade.


Santa Muerte é uma figura sagrada venerada no México, provavelmente um sincretismo entre crenças católicas e mesoamericanas. 


A Santa Muerte geralmente aparece como uma figura esquelética, vestida com

um longo manto e carregando um ou mais objetos, normalmente uma foice e um globo. O manto costuma ser branco, mas representações da figura variam significantemente de pessoa a pessoa de acordo com o pedido do devoto ou do ritual a ser apresentado.
 


Como o culto a Santa Muerte era clandestino até recentemente, a maioria das preces e outros rituais eram feitos de forma privada, em casa.
 Entretanto, nos últimos dez anos, a veneração tornou-se mais pública, especialmente na Cidade do México



O culto é condenado pela 
Igreja Católica no país, mas está firmemente entranhado nas tradições das classes baixas e marginalizadas do México. O número de fiéis da Santa Muerte cresceu nos últimos vinte anos, chegando a aproximadamente dois milhões de seguidores, além de atravessar fronteiras, alcançando as comunidades mexicanas dos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário