domingo, 8 de novembro de 2015

Frankenweenie - 2012 Dublado

Victor (Charlie Tahan) adora fazer filmes caseiros de terror, quase sempre estrelados por seu cachorro Sparky. Quando o cão morre atropelado, Victor fica triste e inconformado. 

Inspirado por uma aula de ciências que teve na escola, onde um professor mostra ser possível estimular os movimentos através da eletricidade, ele constrói uma máquina que permita reviver Sparky. 

O experimento dá certo, mas o que Victor não esperava era que seu melhor amigo voltasse com hábitos um pouco diferentes.

Frankenweenie é uma amorosa homenagem aos clássicos filmes de terror, em forma de animação stop-motion. Cheio de elementos góticos, assim como outras animações do diretor Tim Burton, só que com uma motivação mais pessoal, este filme é baseado num curta metragem de mesmo nome, dirigido pelo diretor ainda em início de carreia. O desenho conta a história do jovem Victor Frankenstein, apaixonado por ciências, que decide ressuscitar seu amado cachorro Sparky após ele ser morto num acidente de carro. Entre vários acontecimentos que surgem no decorrer da trama leve e deliciosamente assustadora, assuntos significantes são abordados, como o preconceito contra o diferente e o medo que isso gera nas pessoas. Aliás, existe uma cena que retrata muito bem isso na figura do professor de ciências que é expulso da escola por conta desse medo que o “não compreendido”, causa. Com uma fotografia em preto e branco e com sua tradicional esquisitice, o filme é mais um belo exemplar da filmografia do diretor que merecer ser descoberto.