domingo, 26 de janeiro de 2014

Castelinho da Rua Apa - São Paulo - Brasil

O castelinho começou a ser construído por arquitetos franceses em 1912 a pedido do Sr. Virgílio, e ficou pronto em 1917, como um presente do marido à esposa, Sra. Maria Cândida.

No dia 12/05/1937, três dos proprietários (
Maria Cândida Guimarães dos Reis, Armando Guimarães dos Reis e Álvaro Guimarães dos Reis) foram encontrados mortos.
O crime, apesar de não ter sido totalmente solucionado foi dado como encerrado pela policia, cuja versão não convenceu os vizinhos da família Reis na época.
Segundo o inquérito, um dos irmãos atirou no outro e a mãe, desesperada, colocou-se entre os filhos, sendo baleada. Depois de se dar conta de seus atos, o assassino cometera suicídio.
O motivo segundo a polícia de São Paulo, Álvaro queria transformar o Cine Broadway da família em um ringue de patinação, ideia que foi contra a de seu irmão, Armando, que não via o negócio com bons olhos.
O caso foi encerrado, porém não foi solucionado porque a polícia foi incapaz de descobrir qual dos irmãos seria o assassino, afinal, como é possível um suicídio sem a arma do crime? Se foi um crime passional, porque ouve o segundo disparo que atingiu a mãe? São questões que até hoje estão sem respostas.
E mais,
como uma pessoa consegue se suicidar com 2 tiros no peito ? cada um de uma arma diferente...
Desde então, ninguém conseguiu até hoje passar uma noite inteira no castelinho da Rua Apa. Aqueles que tentaram, relatam ter ouvido gemidos, correntes, visto aparições, vultos e até mesmo ouvido os disparos que causaram a morte das vítimas, que até hoje continuam supostamente vagando pelo local.
Em 2009, a equipe do programa GHOST HUNTERS INTERNATIONAL, do canal SyFy
resolveu investigar o castelinho para quebrar o mito ou aprovar o local como oficialmente mal assombrado.
Um gravador que ficou ligado a noite toda conseguiu capturar um EVP “Eletronic Voice Phenomenon, que não foi escutado durante a gravação”.
No EVP gravado pela equipe foi possível ouvir uma voz aparentemente feminina que parecia dizer “Eduardo”.
Seria Eduardo o verdadeiro assassino? Se sim o que aconteceu com ele? Será que estas almas jamais terão descanso?
O comediante Ankito (considerado um dos cinco maiores nomes das chanchadas) morou no castelinho em 1944 e relatou que era comum à noite se ouvir pessoas andando nas escadas, as portas e janelas se abrirem e ao amanhecer encontrar as torneiras abertas, ainda assim sendo um apaixonado pelo local e dizendo não sentir medo diante de tais fenômenos. Logo após sua mudança, morou uma outra família no local por cerca de vinte anos, que também relatava a vizinhos o fato de escutarem passos e muitos barulhos, mas nada os impediu de continuar no castelinho.

Maria Lulina
(Fundadora do Clube de Mães do Brasil) também relatou ter presenciado eventos sobrenaturais, como a presença de um rapaz dentro do castelinho, além de sentir que o lugar possui uma energia negativa, que inclusive impede que ela consiga interessados em restaurá-lo. Seria obra dos atormentados espíritos que insistem em permanecer no local?

José Mojica Marins
filmou nas dependências do castelinho, e sofreu um princípio de acidente, o que levou os bombeiros a derrubarem todo o assoalho do andar superior da construção. Teria o temível Zé do Caixão sido vítima dos espíritos que ali se encontram?

Pessoas que, durante a madrugada, atravessam defronte ao local, relatam ouvir choros e sons como o de correntes sendo arrastadas, vindos do interior da construção. Verdade ou obra de uma imaginação fértil?


Há quem diga que o ato tresloucado de Álvaro tenha sido conseqüência de tormentos impostos por criaturas malignas que por ali permeiam, principalmente em virtude de a soma dos números 2, 3, e 6 ser 11, o número da magia e do sobrenatural da numerologia, além do que o castelinho fica numa bifurcação, elemento comum em rituais de magia negra.

Seriam todos esses fenômenos obra dos espíritos ali ainda encarcerados, em busca da solução para o crime que lhes arrancou a vida?

Mora em SP e quer conhecer o lugar ? tem coragem ? vamos agitar isso !  se ainda está pensando, assista ai o episódio de Ghost Hunters  no castelinho, está sem legendas, mas da pra entender numa boa !

Parte 1
Parte 2